veja mais... leia as publicações

Sustentabilidade em foco

Um dos desafios mais marcantes da nossa era é encontrar formas de crescimento das atividades econômicas utilizando tecnologias que diminuam os impactos nocivos ao meio ambiente. A sociedade vem fazendo escolhas decisivas nesse sentido, que poderão alterar a história da humanidade e afetar o bem-estar do nosso planeta nos próximos séculos.

Para alcançarmos resultados importantes, é necessária uma nova visão, uma mudança de postura sobre a preservação do nosso planeta com iniciativas que garantam o sucesso. É com atenção neste tema que a Lourdes vem implementando ações, afinadas com as tendências mundiais de preservação do meio ambiente.

"Em nossa empresa, a preocupação, com o meio ambiente é, claramente, um fator marcante nas obras projetadas para qualquer setor. Nenhum aspecto deixa de ser avaliado para que seja escolhida a melhor maneira de desenvolvermos nossa atividade diariamente sem prejudicar o meio ambiente", garante o presidente da empresa, Humberto Valente.

Uma filosofia empresarial

Na Viação Nossa Senhora de Lourdes a preservação do meio ambiente e a prática de ações sustentáveis são iniciativas que fazem parte da rotina de trabalho de todas as equipes da corporação.

Os funcionários são conscientizados permanentemente da importância da reciclagem de papel e outros itens, da economia e uso inteligente de energia, dentre outras ações, como uso racional da água e do papel.

É tratada com grande atenção a coleta de lixo seletiva, com o objetivo de produzir lixo reciclável. Nesse sentido, a empresa tem uma área específica para o acúmulo do lixo, com ambientes exclusivos para cada tipo de material. O depósito é dividido em setores para plásticos, vidros, ferro, papel, resíduos de material de pintura, lixo orgânicos e resíduos líquidos provenientes da manutenção da frota, que são acumulados até o momento do descarte correto.

Duas empresas privadas dão conta de toda a logística da coleta do lixo, que já é acumulado separadamente em seus depósitos específicos; o lixo orgânico é recolhido pela empresa Koleta e o restante pela empresa Logan C, duas grandes parcerias de trabalho da Lourdes.

Todo o piso da área de oficina está dentro das normas e técnicas mais modernas de impermeabilização e novas caixas coletoras, instaladas em toda a área, garantem que a água e resíduos da manutenção da frota sejam depositados corretamente em locais adequados, antes de serem descartados. O principal objetivo da iniciativa é a não contaminação do solo.

Também foi construído dentro da mesma filosofia de preservação, o Posto de Inspeção e Abastecimento, que funciona adequado às mais modernas e corretas práticas sustentáveis, de acordo com normas e critérios de segurança com meio ambiente.

Cada detalhe é sinônimo de sustentabilidade

Novos vestiários – equipados com descargas dos sanitários adaptadas para utilizar água reciclada.

Telhado – toda a cobertura do complexo da Manutenção tem uma significativa área com telhas translúcidas, para que o aproveitamento da luz solar se torne ainda maior, garantindo menor utilização de energia.

Estufa – projetada para conter a contaminação do ar, conta com equipamentos de última geração e um programa de purificação do ar.


Outras Iniciativas Verdes


Selo Verde – o certificado tem como objetivo confirmar que os ônibus selados estão dentro dos padrões e controle de emissões de gases de efeito estufa. Com lançamento oficial em 2008, o Selo Verde garante que os veículos que circulam estejam adequados aos critérios exigidos pelos órgãos competentes. Toda a frota da Lourdes é certificada com o Selo Verde.

Posto de Inspeção e Abastecimento – toda atividade é realizada dentro de iniciativas sustentáveis neste setor. A energia é utilizada de forma inteligente e econômica; a água é reciclada, inclusive por meio de canaletas que acumulam água de chuvas; e todo o complexo é ligado à estação de tratamento e reciclagem de água para preparar a água de lavagem da frota para reutilização.

Equipamentos – equipamentos que consomem menos energia, como computadores e aparelhos de ar-condicionado, são uma realidade permanente na Viação Nossa Senhora de Lourdes. Até o uso do elevador interno é feito de forma consciente. Soma-se a estas iniciativas o estímulo à diminuição do uso de papel para a composição de relatórios - atualmente muitos são feitos eletronicamente.

Área Verde – ao longo de todo o muro que circunda a garagem principal da empresa foi plantado um jardim, com árvores, flores e plantas de menor porte, que fazem parte de um arrojado projeto paisagístico para tornar toda a área ainda mais agradável e mais ecológica.

veja mais... de Ponto a Ponto