veja mais...
leia as publicações

Desenvolva conhecimento sobre informações do seu interesse

Bilhetagem Eletrônica

Os benefícios desse sistema são muitos, mas o que mais se destaca é a segurança que a Bilhetagem Eletrônica garante não só para os ônibus, como, principalmente, para os usuários. Um dos principais aspectos é garantir a diminuição do volume de dinheiro que circula nos veículos ou em posse dos próprios passageiros.

O sistema, um dos mais eficazes em utilização no país, conta com um equipamento chamado validador, que arrecada automaticamente as passagens. Esse sistema possibilita mais tranquilidade aos operadores para desenvolver suas funções e ainda orientar melhor os passageiros com dúvidas, ou auxiliar aqueles com dificuldades de locomoção.

Todas as informações passadas aos validadores, ao longo do expediente, são transmitidas diretamente para os Centro de controle Operacional da empresa, durante a noite. Esse aspecto facilita o gerenciamento das informações e torna mais rápida a passagem do usuário pela roleta, quando este estiver portando um Smart Card (cartão inteligente) recarregável. Os cartões podem ser adquiridos em postos de venda credenciados ou por meio da internet. Mais informações sobre os cartões podem ser obtidas no site www.riocard.com 

Conheça um pouco mais sobre cada opção disponível

O RioCard é a tecnologia mais utilizada no mundo e, atualmente, em diversas cidades brasileiras. Uma iniciativa do Rio Ônibus e da Fetranspor, o RioCard consiste num cartão eletrônico sem contato que funciona por rádio frequência, permitindo estabelecer uma comunicação com o validador (equipamento instalado nos ônibus e que também pode funcionar nas estações de embarque do metrô, trens e barcas) para débito da tarifa e liberação da roleta ou efetivação da recarga.

Convencional:
permanente e recarregável. Comprado pela Internet, com recebimento na agência do Itaú escolhida ou em domicílio.

Rápido:
pré-carregado, com valor fixo. É comprado nas agências do Itaú, com pagamento em espécie.

RioCard Vale-Transporte:
são aqueles a serem adquiridos pelos empregadores ou pessoas jurídicas de direito público e fornecidos aos empregados beneficiários do Vale-Transporte.

RioCard Expresso:
esse cartão pode ser adquirido por qualquer usuário do Serviço de Transporte Público.

RioCard Senior, Escolar e Especial::
estes se destinam àqueles usuários que possuem qualquer benefício na forma de pagamento ou nas operações de embarque e desembarque nos ônibus do Sistema de Transporte Público Regular. Esses usuários são: os beneficiários de gratuidades e pessoas com dificuldades de locomoção - neste último caso pode ser gratuito ou não.

Outros cartões representam um benefício a mais para o passageiro no Rio de Janeiro, como é o caso do Bilhete Único ou do Bilhete Único Carioca. Ambos foram lançados para atender necessidades da população na diminuição de valores gastos com as passagens, transformando a viagem em tarifas únicas. Entenda melhor:

Bilhete Único::
representa uma tarifa única para integração intermunicipal em um valor fixo durante um período de 2 horas e meia.
Saiba mais em https://www.cartaoriocard.com.br/scrcpr/geral/bilhete_unico.jsp

Bilhete Único Carioca::
representa uma tarifa única para integração intermunicipal em um valor fixo durante um período de 2 horas e meia.
Saiba mais


Relógio RioCard::
Outra novidade deve ganhar os braços dos usuários de transporte público de passageiros no Rio de Janeiro. É o Riocard no relógio! Com a nova tecnologia, o usuário pode pagar as passagens com um chip no pulso, semelhante aos chips utilizados em celulares. Com a novidade, além de passagens, os usuários poderão realizar compras.


Veja também:
Motorista de Ônibus Conduzindo as Vidas do Rio
Uma campanha Rio Ônibus e Prefeitura do Rio para o correto transporte das pessoas com direito as gratuidades.

LINHAS & UTILIZAÇÃO: linhas | informações úteis
veja mais... de Ponto a Ponto