veja mais...
Iniciativa que valoriza a vida!

Uma trajetória de inclusão social

O projeto Ponto de Partida visa a inclusão social a partir de atividades que contribuem para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes, de 6 a 16 anos de idade. Planejado para atender os filhos dos colaboradores e crianças das comunidades carentes do entorno da Viação Nossa Senhora de Lourdes, o Ponto de Partida é uma alternativa às dificuldades da Educação Básica. Nesse sentido, as atividades complementares e extracurriculares, disponibilizadas pelo projeto são um suporte à formação escolar. Desde o início de suas atividades, o Ponto de Partida já atendeu cerca de 1.000 crianças, que puderam participar das oficinas de Português, Inglês, Dança, Informática, Judô, entre outras. Os benefícios promovidos pelas atividades são muitos: alargamento das relações sociais, desenvolvimento do raciocínio lógico, melhoria da aprendizagem escolar, complementação curricular e desenvolvimento físico. O projeto ainda pode estimular e despertar talentos, dando início a uma formação profissional.




Um sonho que virou realidade

O Ponto de Partida é mais uma iniciativa alinhada à filosofia da Viação Nossa Senhora de Lourdes de praticar a sustentabilidade e a responsabilidade social. Hoje, são cerca de 170 crianças e jovens participantes do projeto, que disponibiliza anualmente cerca de 250 vagas e promove um estreitamento saudável entre as famílias, a comunidade e a empresa. Cada criança recebe uma camiseta do projeto e todo o material necessário para cada oficina.



Além disso, elas devem estar matriculadas na rede pública de ensino para garantirem uma vaga no Ponto de Partida. A Lourdes vem implementando um projeto de obras na empresa para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho de todos os colaboradores. Com isso, o Ponto de Partida foi contemplado com um novo espaço de funcionamento, mais amplo, com novas instalações e equipamentos modernos, no pátio anexo da empresa, que proporcionam um ambiente acolhedor para realizar as atividades e receber os familiares, incentivando a participação permanente nas aulas.



Dedicação e parceria são a receita do sucesso

Conduzido pelo Centro de Desenvolvimento de Pessoas, o projeto conta com a parceria da SOS Educação Profissional, que organiza o planejamento pedagógico e seleciona os professores de inglês, informática, espanhol e português, e também do Judô Fragoso que oferece as aulas das oficinas de judô e dança. Essas parcerias são responsáveis por realizar a confecção dos certificados de conclusão.

Contribuindo para o futuro

Dentre todas as oficinas hoje disponibilizadas, o esporte tem sido um grande destaque a partir das turmas de judô, com alunos já federados, que têm conquistado lugares de evidência nas diversas competições, no Rio de Janeiro e fora do estado. Em todas as outras atividades os resultados são comprovados com a mudança no comportamento escolar das crianças e jovens do Ponto de Partida. A partir de um acompanhamento estreito do rendimento dos alunos, os professores da rede pública de ensino confirmam que o Ponto de Partida tem influenciado no aprendizado dos participantes. Com mais disciplina e maior capacidade de concentração, o resultado geral das crianças e jovens na escola tem sido muito positivo.


Primeiro um sonho, depois um projeto sendo estruturado, hoje uma realidade que contabiliza vitórias! É assim, com essa evolução, que o Ponto de Partida faz parte do cronograma de projetos permanentes desenvolvidos pela empresa, e que estará a cada momento sendo modernizado, acompanhando as necessidades dos participantes e contribuindo para que a vida de todos se torne cada vez melhor e o futuro muito mais promissor!



CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos do Projeto Ponto de Partida e conheça
esse motivo de grande orgulho de todos nós, colaboradores da Lourdes.

Traga sua criança para fazer parte desse time!

Para mais informações ligue 21 3885-1250

EMPRESA: apresentação | história | política de RH | ponto de partida | meio ambiente
veja mais... de Ponto a Ponto leia as publicações clique para visitar