veja mais...
veja mais... leia as publicações

Programas e Treinamentos

O Departamento de Recursos Humanos desenvolve um cronograma de treinamentos ao longo do ano, que são específicos e não-específicos, permanentes e não-permanentes. Conheça um pouco de algumas dessas realizações.

Dois programas são disponibilizados permanentemente ao quadro de funcionários da Lourdes, com o objetivo de proporcionar o acúmulo de conhecimento e, consequentemente, ampliar suas qualificações. São eles o Telecurso e o Curso de Informática.

Telecurso: com turmas de 1º e 2º graus, Ensinos Fundamental e Médio, as aulas acontecem duas vezes na semana, em horários pela manhã e à tarde. As inscrições para o Telecurso podem ser feitas no Centro de Desenvolvimento de Pessoas, onde podem ser obtidas outras informações.

Curso de Informática: as turmas têm aulas de segunda à quinta-feira, com horários pela manhã e à tarde, sendo que o aluno tem aulas duas vezes na semana, com duas horas de aula por dia.

Formação de Motoristas : destinado ao colaborador que possui habilitação D e queira passar a motorista júnior. Ministrado por três instrutores, o treinamento é focado na prática de direção, na condução econômica, na direção defensiva, no aprendizado do código e leis de trânsito, chegando à capacitação do profissional ao veículo.

Além disso, o treinamento é responsável pelo acompanhamento de toda a parte comportamental do funcionário, desenvolve o curso de reciclagem para acidentes (Educação Continuada) e a promoção de motorista júnior para motorista sênior.

Integração: é a apresentação da empresa com informações institucionais – o que é a empresa, sua Missão e Visão; e informações operacionais – como é o funcionamento da Viação N. S. de Lourdes.

Recrutamento e Seleção: a Lourdes prioriza promover funcionários que já fazem parte do quadro da empresa para novas funções.   

Programa Jovem Aprendiz: a Lourdes está atenta às práticas de inclusão social e por isso se mantém atuante no desenvolvimento de projetos como o Jovem Aprendiz, que tem parceria com outras instituições e órgãos governamentais. O principal objetivo dessa realização é promover a profissionalização de jovens que ficam mais aptos a entrar no mercado de trabalho. Para participar do programa o jovem precisa ter idade entre 18 e 22 anos, ter o ensino fundamental completo ou cursando e interesse nas seguintes áreas: Mecânica,elétrica, tráfego e administrativa. Para se inscrever CLIQUE AQUI e cadastre seu currículo ou entregue na portaria da empresa.

Conhecendo a Lurdinha:O programa Conhecendo a Lourdinha, é voltado para crianças de 6 a 12 anos de idade, filhos de funcionários da empresa e crianças de escolas municipais. Tem como objetivo mostrar como é o funcionamento da empresa, a importância do transporte para a sociedade e cuidados no transito.

As horas da visita se dividem em: primeiro contato, recebimento das crianças com uma breve conversa, para então serem iniciadas as demais atividades divertidas e instrutivas.

As crianças têm a oportunidade de conhecer um pouco de uma empresa de ônibus, aprender sobre as peças, fazem um passeio no ônibus pela empresa, presenciam a lavagem dos carros que é finalizado com a passagem ao lava-jato e encerrando a visita com uma pequena aula de como se portar no transito e orientação das leis de transito. Com cerca de três horas de duração a visita não se encerra sem um lanche oferecido a todos e, que ainda levam para casa um kit da Lourdes.

Mais informações, procure o CDP ou ligue (21) 3885-1250.

Destaques da Lourdes: Há mais de 10 anos, a Lourdes enaltece aqueles funcionários que se destacam em suas funções, reservando um espaço especial para a divulgação de seus nomes e fotos. Mensalmente, um colaborador de cada setor é indicado em reconhecimento ao seu desempenho e recebem um diploma e um presente durante uma cerimônia. Ao final do ano, indicados de cada setor são sorteados para o prêmio anual, que é sempre uma surpresa. Em 2008, por exemplo, eles ganharam um dia inteiro de passeio em pontos turísticos do Rio, com direito a almoço e um convidado!

Busca Contínua pela Qualidade: sem dúvida foi uma das mais amplas e ousadas iniciativas da Lourdes, iniciada em novembro de 2007, com objetivo final de credenciar a empresa – todos os seus setores e funcionários – a obter o selo de qualidade ISO9000. 
Inicialmente foi feito um levantamento sobre todos os setores, para identificar aspectos que precisam ser revistos e aprimorados dentro dos critérios de qualidade que passaram a ser o norte na gestão da Lourdes. Tanto competências técnicas quanto comportamentais são avaliadas. Com isso é desenvolvido um cronograma de treinamentos internos e externos, que vêm a compor o Programa Anual de Treinamento da Lourdes.

Ainda dentro do setor de Gestão de Pessoas, no segmento de atuação do Serviço Social em conjunto com o CDP (Centro de Desenvolvimento de Pessoas) e o novo setor de Assessoria de Comunicação, são realizadas várias comemorações ao longo do ano para todo o quadro de funcionários. Em todas essas datas, Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal, entre outras, ações são promovidas para que a comemoração conte com muita confraternização e diversão.

<<Voltar

EMPRESA: apresentação | história | política de RH | ponto de partida | meio ambiente
veja mais... de Ponto a Ponto